14 Março

PELOS ARES – 15.042 KM DE BRASIL, ESTREIA NA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO

Foi aberta no último dia 13 de março a exposição do piloto Lu Marini “Pelos Ares – 15.042 km de Brasil”, que reuni um excelente material obtido em suas expedições por 22 estados brasileiros durante nove anos. São fotos, vídeos e objetos, além de um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar.

Paisagens exuberantes, desmatamento, poluição, vidas humildes – tudo isso tem lugar por entre as fotos e vídeos, e alguns relatos que acompanham os painéis. “É mais do que uma exposição fotográfica. Há imagens bonitas, claro. Mas quero mostrar o que tem por trás de cada foto dessa aí, a história que tem, o que ela está mostrando”, destaca.

Entre as histórias há relatos de moradores próximos a Rio Doce, que foi prejudicado pelo desastre acontecido há dois anos em Mariana, Minas Gerais. “Os Krenáks não podem criar mais seus filhos ali no rio que era mais que um local de onde tiravam sustento, era parte da cultura deles”, relata.

Um pouco dessas realidades poderão ser vividas pelos visitantes através da instalação interativa do paramotor. “Os óculos de realidade virtual permitem que eles vejam a floresta, o rio, a seca e as comunidades ribeirinhas, mas não é só um vídeo, eles podem ‘pilotar’ o paramotor no passeio”, conta. “Costuma ter fila”, acrescenta. A mostra já passou por Salvador, Fortaleza e Brasília. No Recife, ela fica até 13 de maio na Caixa Cultural.